Marina Avila - Capas de Livros

Portfólio

       

Sobre Mim

       

Orçamentos e Contato

FAQ

 

Dediquei esta página para responder algumas das perguntas que costumam aparecer. Caso sua dúvida não esteja aqui ou você deseje mais informações, envie um e-mail. ;)

Pedir um orçamento é gratuito?

Claro! E seus dados serão mantidos confidenciais, não se preocupe. 

De quem são os direitos do design?

São seus (editora ou autor). Você pode inclusive ficar com os arquivos de Photoshop. Os direitos das imagens são royalty free, não exclusivos, para até 250 mil cópias.

Você pode trabalhar com minha editora em parceria?

Sim! Posso inclusive fazer um valor especial caso sejam várias capas.

Minha editora possui suas próprias regras, contratos e valores. Algum problema?

Nenhum. Só me informar como vocês trabalham e me adaptarei.

Possuo um livro estrangeiro. Como é feita a adaptação?

Há duas formas:
A primeira é usar a capa original, caso os direitos tenham sido vendidos com o livro. Posso adaptar apenas os textos também por um valor menor.
A segunda é criar um projeto totalmente novo, do zero, sem basear-se na capa antiga.

Você trabalha com novos autores?

Sim. Com autores independentes ou que já possuam editora, para livros impressos ou em ebook. Se precisar de algum auxílio extra, como informações sobre registros etc, também posso ajudá-lo.

Qual a diferença de uma capa ilustrada/com imagens?

A capa com imagens é a mais vendida e muito bem aceita. Nela, são compradas imagens de bancos que são cuidadosamente manipuladas para deixar o livro o mais atraente possível.
Numa capa ilustrada, por outro lado, é contratado um ilustrador para desenhar digitalmente exatamente o que o autor/editora precisa. Veja aqui os ilustradores.

Eu devo adicionar créditos no meu livro?

Eu peço que sim. Os créditos são adicionados na página 4 e podem ficar como:
Capa: Marina Avila
Se você autorizar, posso disponibilizá-lo na orelha do livro e não é necessário o crédito na página 4.

E se eu não gostar?

Tenho uma garantia que irá devolver-lhe o investimento da compra de imagens, no valor de R$200.
Porém, alguns autores ficam obcecados com a própria capa, modificando tanto que acabam deixando-a visualmente desagradável. Em alguns momentos é melhor pensar profissionalmente no mercado e entender que algumas capas ficam melhores sem tantos detalhes. Em caso de dúvidas, peça ajuda a um amigo ou parente para escolher ou alterar um dos modelos. Seu livro merece um bom design. =)
Até hoje, esse problema não aconteceu. Conseguimos projetar capas legais mesmo após vários modelos.

Qual a diferença de uma imagem royalty free e uma premium?

Na verdade, as duas possuem direitos controlados, chamadas de royalty free. Ambas são de uso não exclusivo, porém, as imagens premium possuem um valor mais alto, mas são mais específicas e possuem uma qualidade extraordinária. Não são imprescindíveis, mas podem ser importantes para uma capa que necessite de uma imagem diferente.
Geralmente é possível montar capas ótimas apenas com imagens royalty free.

E se eu precisar de muitas imagens?

Em 80% dos casos as capas são feitas com 1-4 imagens manipuladas, que são suficientes para a montagem de um bom design. Porém, se realmente for necessário ou imprescindível, o valor da imagem extra não é muito caro e pode ser adicionado. Mantenho esse número de imagens para conseguir fixar a capa o mais em conta possível.

Meu livro precisa de ilustração?

Nenhum livro precisa de ilustração. Porém, alguns podem ficar muito melhores quando ilustrados. Livros de fantasia e ficção científica geralmente são mais atraentes com capas ilustradas, principalmente porque os bancos de imagens são um pouco limitados e podem não possuir todos os detalhes necessários. Como exemplo: Harry Potter, Percy Jackson, O Nome do Vento e a série A Guerra dos Tronos. Mesmo assim, 90% dos livros de fantasia que projeto são com imagens manipuladas e foram super bem aceitos pelos leitores. Veja os parceiros.

Você fará a capa exatamente como eu pedir ou apresentará novas ideias?

Os dois. No final, será como decidir. O mais comum é, se a ideia do autor/editora pode ser feita, farei e enviarei. Caso não consiga as melhores imagens para projetá-la, farei também um modelo diferente para apresentar.

E se eu não souber o que eu quero para a capa?

Não tem problema nenhum. Peço um formulário onde você informará detalhes da obra e assim posso ter ideias legais para a capa e apresentá-las a você.

O que eu preciso preparar antes de pedir o orçamento?

Só peço alguns poucos dados no orçamento. O resto pode ser enviado quando a capa for contratada, que é uma sinopse completa, descrições de personagens, cenários, objetos importantes, cenas importantes e algumas capas ou imagens que você goste. Isso pode ser preparado a seu tempo, não se preocupe.

Quanto tempo demora?

Isso varia muito. Algumas capas ficam prontas em 1 dia, outras em 1 mês. Por isso, peço que me informe caso possua um lançamento marcado ou deadline para que eu possa apressar seu projeto e entregá-lo a tempo. 

Preciso de ajuda para decidir meu título, sinopse etc.

Posso ajudá-lo também. Alguns títulos e sinopses podem ajudar bastante a conseguir leitores, então podemos pensar em algumas possibilidades juntos.

Você faz um contrato?

Sim, se você quiser. Informo tudo na página de contratação de serviço, que é enviada após o orçamento aprovado, e você pode imprimir todos esses dados e possui a segurança semelhante a de um contrato. É como uma "assinatura digital".  Se preferir, podemos imprimir e assinar um contrato enviado pelo Correio.

Já possuo a imagem que desejo. Como faremos?

Inicialmente, verifique se a imagem não possui direitos autorais. Se ela foi ou pode ser comprada, podemos usar! É importante que esteja em alta resolução.

Você faz descontos?

Faço para séries, vários livros, editoras e também sou bastante flexível dependendo do seu projeto ou ideias. Pode enviar um e-mail.

Posso dividir o valor?

Sim! O valor pode ser divido em 2x no Bradesco, até 18x no PagSeguro ou até 10x no PayPal. Ou seja, você provavelmente já estará recebendo pelas vendas de seu livro antes de terminar os pagamentos.

Ok, como faço para contratar a capa?

Por favor, envie um e-mail com seus dados na página de orçamentos. Se tudo estiver de acordo com o que precisa, fecharemos negócio e posso começar seu projeto. ;)

 

Quero um Orçamento

 

    

 

 


Andross
Novo Conceito
Modo
Underworld
Buriti
Wish
Gutenberg
Leya/Fantasy
Literata
Luz da Serra
Dracaena
Vida e Consciência
Linotipo
Usina de Letras
Novos Autores etc.

 

Entre em contato pelo e-mail marina.editorial@gmail.com

 

Sobre mim

Olá, meu nome é Marina Avila e sou capista de livros, projetista gráfica e diagramadora, formada em Produção Editorial pela Anhanguera/FAENAC. Trabalho de forma freelance para editoras e autores, desde os mais novos até livros estrangeiros de tiragens altas.

Contato: marina.editorial@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/DesignMarinaAvila

Mapa do Site

Portfólio - Capas de Livros - Diagramações
Sobre Mim - Bio - Meu trabalho - Depoimentos - Plataformas
Orçamentos - Planos e Valores - Por que vale o investimento
FAQ - Contato - Parceiros
 

Facebook

Copyright 2013 - Marina Avila. Todos os direitos reservados à designer, fotógrafos, editores e autores.